REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES
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Pre-requisitos
- Nick registrado no CHESS.COM
- Menor de 18 anos, precisa enviar para organização uma autorização por escrito do pai ou responsável legal.
- Modelo Autorização Para Menor de Idade (275 downloads )
Artigos
Art.1º
A Liga Chess é uma entidade que respeita às regras do xadrez e de competições regidas pela FIDE e demais órgãos competentes.
Art. 2
A inscrição em qualquer evento da Liga Chess, se pressupõe que o mesmo, conheça todos os artigos e adendos deste regulamento.
Art. 3º
O aplicativo oficial da Liga Chess, para ambiente virtual:
Oficial: CHESS.COM
Site: chess.com
A plataforma Lichess é opcional.
AVISO: Todo jogador que receber a marcação de que não segue as diretrizes da plataforma receberá as punições prevista neste regulamento como “engine”.
ENGINE: O jogador que for marcado no Lichess/Chess.com como Esta conta violou os Termos de Serviço do Lichess/Chess.com, este será suspenso por 2 rodadas. Tempo onde o jogador poderá buscar junto a plataforma a remoção da marcação. Caso a marcação não seja removido ao final do prazo, o jogador marcado será excluído da competição.
Art.4º
Caso o jogador se recuse a jogar pelo aplicativo oficial a sua inscrição será recusada
Art. 5º
As competições oficiais e seus respectivos formatos e ritmos, são:
- Copa Liga Chess:
- Formato copa do mundo;
- Sistema de grupos com mata-mata ou somente mata-mata;
- Tempo de partida: 10´ + 5 ”ko;
- Série A:
- 07 rodadas no sistema suíço;
- 20 participantes;
- Tempo de partida: 15´ + 10 ”ko;
- Série B:
- 07 rodadas no sistema suíço;
- 30 participantes;
- Tempo de partida: 15´ + 10 ”ko;
- Série C:
- 07 rodadas no sistema suíço;
- 50 participantes;
- Berserker LC
- Estimativa de 12 rodadas;
- Limite de 100 Participantes
- Tempo de partida: 5´ + 2 ”ko;
- Uma partida a cada 3 dias.
6. Sparta | Xadrez por Equipes
-
- 07 rodadas no sistema suiço
- Tempo de partida: 3+2
7. SENNINS
1. 08 jogadores
2. Sistema todos contra todos.
8. BLITZ LIGA CHESS
1. Limite de 30 jogadores
2. Sistema suíço
3. Tempo de partida: 3′ + 2″
Os jogadores que participarem do Blitz Liga Chess serão convidados para participar das Series de Acesso da modalidade Rápidas de acordo com a sua posição final na temporada.
Art. 6º – a Liga Chess aplicará os seguintes desempates:
- Para as séries emparceiradas no Swiss Manager:
- Numero de vitorias (desconsidera vitórias por wo)
- Confronto Direto
- Buchholz totalmente
- Buchholz mediano
- Sonnenborn Berger
Art 7 – O que são os critérios de desempates
O que é buchholz ?
Buchholz (ou milésimos) é a soma dos pontos de cada um dos oponentes enfrentados ao longo do torneio. A ideia é, em caso de empate, favorecer quem enfrentou os maiores pontuadores. Esse desempate é muito usado em torneios oficiais de xadrez e damas, especialmente no sistema suíço. O nome é uma homenagem ao alemão criador desse desempate.[6]
- Buchholz total: soma da pontuação dos adversário sem descartar nenhum resultado;
- Buchholz mediano: soma da pontuação dos adversários descartando o melhor e o pior resultado
O que é sonnenborn-berger ?
O índice sonnenborn-berger (sb) é um dos principais critérios de desempate utilizados nos torneios oficiais de xadrez e damas. Baseia-se na ideia de que um mesmo resultado (vitória ou empate) é mais valioso se obtido contra oponentes que conseguiram mais pontos no torneio.[6] obtém-se o índice sonnenborn-berger através da formula:
Sb = (sv * v) + (se * e)
Sv – soma dos pontos dos adversários que venceu
v – valor da vitória
se – soma dos pontos dos adversários que empatou
e – valor do empate;
Desempate para copa:
- 2 partidas extras no ritmo de 5´ + 2 ”;
- 2 partidas extras no ritmo de 3´ + 2 ”;
- 2 partidas extras no ritmo de 1 ko
- Se o empate persistir haverá uma nova partida de 1 ko ate que saia um ganhador.
Art.7º – a pontuação que a liga utilizará, será (para jogador)
- 1 pontos para vitória;
- 0,5 ponto para empate;
- 0 ponto para derrotas.
Arte. 8º – pontuação aplicada nas partidas (para arbitro):
- 1-0 – vitória brancas, com postagem de pgn;
- 0-1 – vitória negras, com postagem de pgn;
- ½-½ / = – = / 0.5-0.5 – empate, com postagem de pgn;
- + – – – vitória brancas por wo:
- Jogador de negras não responde, em tempo hábil;
- Sai do grupo ou da mesa, sem justificativa;
- Se a recusa a jogar pelo app oficial, caso não seja incluído um acordo amigável entre os jogadores.
- – – + vitória negras por wo:
- Jogador de brancas não responde, em tempo hábil;
- Sai do grupo ou da mesa, sem justificativa;
- Se a recusa a jogar pelo app oficial, caso não seja incluído um acordo amigável entre os jogadores.
- – – – wo duplo:
- Ambos jogadores não respondem, em tempo hábil;
- Ambos saem do grupo ou da mesa, sem justificativa;
- Ambos se recusam a jogar no app oficial e nos opcionais.
- 0 – 0 – derrota dupla:
- Ambos jogadores respondem, mas não cumprem o combinado mutuamente;
- Ambos os jogadores não entrem em acordo quanto o agendamento da partida.
- Ambos jogadores, desrespeitam o admin responsável pelo confronto, ainda é aplicável outras sanções constantes nesse regulamento geral de competições;
Art. 9º – das exclusões dos torneios/rebaixamento:
- Por w.o.: 2 w.o. Seguidos ou alternados;
- Por punição técnica: Receber um ou mais Cartão amarelo.
- Motor: Por se pego utilizando artifícios externos, que o favoreçam: uso de engine (soft, programas, similares) / uso livros ou consulta a terceiros.
- Por decisão da organização.
Art. 10º – acusação/suspeita:
Toda acusação deve ser direcionada ao servidor onde a partida é realizada.
10.2: Como se defender da acusação de engine
Entre em contato com o servidor onde foi marcado e solicite a revisão da marcação.
O chess.com costuma responder em até 2 dias uteis.
O Lichess costuma responder negativa quanto a revisão, ignorando os falsos positivos.
Arte. 11º – formas de acesso
- Sennins – Rebaixa 01 jogador para a Serie A
- Série A – Promove 01 jogador para o Sennins e rebaixa 04 jogadores para série B.
- Série B – promove 4 jogadores para a série A.
- Copa Liga Chess
- Série B: 4 vagas para os semifinalistas
Parágrafo único: como vagas adquiridas pela copa chess subtraem as vagas de acesso nas series.
Art. 12º – código de ética:
- Introdução – a Liga Chess é uma competição online de xadrez sem fins lucrativos. Visando uma boa convivência entre os membros, foi elaborado o código de ética, o qual será aplicado sempre que for necessário.
- O gestor, os encontros e os auxiliares são pessoas voluntárias que fazem seu tempo e intelecto para o desenvolvimento do melhor jogo de tabuleiro na versão online.
- Para obter uma ajuda do ambiente saudável, segue abaixo os dados que visam garantir a existência de um cunho pessoal e mínimo possível da civilização moderna, um sabre o respeito mútuo.
- Das proibições:
- Uso de palavras e gestos de baixo calão – uma palavra de baixo calão, popularmente conhecida como palavrão, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral sob o ponto de vista de algumas religiões ou estilos de vida.
Parágrafo segundo é, proibido discussões, sobre orientação sexual, política partidária ou insinuação de caráter racista.
- Das punições – como elemento de punição a administração da liga adotou os seguintes critérios:
- Advertência;
- Exclusão e;
- Banimento
- Punição para uso de palavras de baixo calão
- Qualquer pessoa que for flagrada ou denunciada com provas praticando as proibições acima descritas será penalizada as seguintes formas:
- Primeira incidência – advertência será aplicado na primeira punição.
- Reincidência – a exclusão será aplicada se o enxadrista acumular 3 incidências durante a temporada, sendo que a terceira culminara com sua exclusão.
- Quando ao banimento, ocorrerá nos casos de comprovação de uso de programas para auxiliar nos jogos oficiais, ou em outra ocorrência que a administração julgar gravíssima.
- Qualquer pessoa que for flagrada ou denunciada com provas praticando as proibições acima descritas será penalizada as seguintes formas:
- Duração das penalidades – as penalidades advertência e exclusão, terão a validade da temporada em andamento, ou seja, no término da temporada os jogadores punidos estão aptos a disputar a para a temporada seguinte.
- Exclusão por advertencia: duração mínima de 1 temporada
- Exclusão por uso de engine: duração mínima de 2 temporadas
Paragrafo primeiro – as advertências recebidas no período de intervalo entre uma temporada e outra serão acumuladas com as recebidas durante a temporada seguinte e serão zerados somente do término da próxima temporada.
Paragrafo segundo – as incidências resultarão em exclusão do enxadrista da temporada.
Paragrafo terceiro – a comissão de ética irá avaliar o período em que o jogador permanecerá excluído, o que de pronto será tornado público.
- Do banimento – será aplicado apenas nos casos extremos, onde não restar dúvidas sobre a conduta ilegal do enxadrista, após lhe ser concedido seu direito de defesa. Não vale apenas a negativa do cometimento da ação ilegal por parte do acusado, como elemento de inocência.
- Esse código de ética também se aplicará a todos os que fazem parte da liga, independente da função voluntária que ocupa.
Art. 13º – Agendamento:
- Agendamento da partida: todas as rodadas terão início na terça-feira de cada semana.
- Todo agendamento deve ser feito no horário de Brasília/DF ( https://www.horariodebrasilia.org/ )
- Atenção: caso os jogadores não entre na mesa dentro do prazo será aplicado wo para ambos jogadores
- Partida que não forem agendadas na mesa não serão validadas.
- Prazo para entrar na mesa termina na terça feira as 23h59.
- Condição 01: se após o horário das 23h59 da quarta-feira ninguém se manifestar na mesa (grupo) ambos os jogadores receberam wo.
- Condição 02: uma vez agendado a partida. Chegado o dia e a hora marcada, quem não aparecer receberá wo. O jogador deve sinalizar na mesa que esta online no horário combinado.
- Favor atentar a hora exata do agendamento. Caso alguém faça o agendamento usando o termo a partir de 18h00, por exemplo ou entre 18h00 e 19h00 será valido como agendamento a hora menor que nesse exemplo são as 18h00.
- Condição 03: uma vez agendado a partida. E não sendo possível a sua realização. E os jogadores não entrarem em comum acordo para nova data e hora. O árbitro da partida irá se valer da condição 02 para validar o resultado da mesa.
- Condição 04: (fair play) uma vez agendado a partida e havendo aviso antecipado. E não sendo possível a sua realização. Os jogadores entram em acordo com nova data e hora para realização da partida. Porém, caso essa segunda partida não se realize devido a ausência de um dos jogadores (justificadas ou não) o arbitro da mesa tem a prerrogativa de validar o ponto para quem estiver presente no reagendamento. Lembrando que o jogador não é obrigado a aceitar o reagendamento das partidas, mas dentro do possível buscamos que as partidas sejam realizadas.
- Tolerância zero para solicitar o WO. Se a partida for marcada para as 18h00, as 18h01 o jogador presente poderá solicitar o wo. Caso ambos os jogadores não estejam presente no horário agendado, a organização aplicará duplo wo.
- O jogador para solicitar wo deve sinalizar na mesa até 10 minutos antes do horário agendado, informado que esta disponível para jogar. Para que após o período de espera, o mesmo possa ter o direito de solicitar o WO. Caso o jogador não Sinalize antes do horário agendado, o mesmo não terá direito a solicitação do WO.
- Ao propor o agendamento os jogadores precisam sugerir pelo menos 3 opções de data e hora diferentes para que a partida seja realizada. Não será considerado como agendamento horários somente em um determinado período do dia. Exemplo: posso jogar somente de madrugada ou posso jogar somente a noite.
- Caso um jogador ofereça horários somente em um período do dia, por exemplo, somente a noite após as 20h00. O arbitro da mesa deve intermediar se valendo da hora media entre as sugestões.
- Hora media: se um jogador pode jogar somente as 20h00 e outro pode jogar somente as 18h00. Não havendo acordo entre as partes o arbitro irá determinar que a partida aconteça na hora media, ou seja, no horário do centro entre as sugestões. Que nesse exemplo a partida acontecerá as 19h00.
- Partida Fixa: Sábado as 20h00. Caso os jogadores não entrem em acordo quanto ao horário do agendamento da partida dentro do prazo de agendamento. O arbitro poderá decretar a realização da partida para Sábado as 20h00.
Art. 14º: Validação das partidas:
- Ao término de cada partida jogada, um dos jogadores deverá informar o resultado enviando o pgn da partida e o link da gravação conforme descrito pela organização na mesa.
- Caso haja queda da conexão, e o tempo do jogador se exaurir, a partida terminará com a vitória do adversário que permaneceu conectado,
- Casos em que o aplicativo de a opção de encerrar a partida em caso de queda de conexão, a responsabilidade é toda do jogador. Lembrando que o app oficial da liga chess caso haja queda de conexão o tempo continua caindo ate zerar, dando tempo para quem caiu voltar e dar continuidade na partida.
- Caso o jogador não envie a gravação da partida ou a gravação não seja satisfatória, será considerado derrota por wo.
Art. 15º: sobre Sparta:
15.1: Sparta é uma competição em equipes formadas com até 6 jogadores, sendo 5 titulares e 1 reserva.
15.1.1: Ritmo das partidas: 3 minutos com acrescimentos de 2 segundos por lance (3+2)
15.2: O jogador reserva poderá ser escalado em toda rodada dentro do prazo de escalação.
15.3: O reserva que NÃO foi escalado na rodada, poderá entrar em qualquer mesa para realizar a partida, desde que esteja dentro do prazo de tolerancia do agendamento entre os jogadores titulares.
15.3.1: Caso o jogador titular tenha feito o agendamento e o capitão/treinador resolva fazer a escalação do reserva, na mesa agendada. O jogador escalado terá que realizar a partida no agendamento acordado pelo titular.
15.3.2: O jogador reserva poderá ser escalado APENAS para cobrir ausências do jogador titular.
15.3.3: Na rodada que o jogador reserva for escalado para jogar, o treinador/capitão não poderá utilizar outro jogador para cobrir a ausências
15.4: Caso algum jogador abandone a competição no meio da rodada a equipe poderá fazer a substituição do mesmo na rodada seguinte dentro do prazo de agendamento.
15.5: A escalação dos jogadores deverão ser publicadas em até a data e hora informada pelo arbitro no congresso técnico na abertura do evento e/ou na abertura das mesas.
15.6: Será possível fazer apenas UMA troca/substituição de jogador durante a temporada. (Esse paragrafo se refere a substituição de jogadores por motivos de desistências/engine etc)
15.7: O capitão/treinador pode fazer o agendamento
15.8: Ao solicitar o WO na mesa é necessário aguardar a confirmação do arbitro.
15.8.1: Somente o jogador que estiver presente na hora marcada poderá solicitar o wo.
15.9: Sobre as cores:
As equipes da esquerda será
Mesa 01: brancas
Mesa 02: negras
Mesa 03: brancas
Mesa 04: negras
Mesa 05: brancas
Art. 16º: Regulamento Berserker LC:
Ritmo: 5+2
Todos os jogadores receberam o link de acesso do grupo oficial da competição.
Neste grupo serão passados todas as informações quanto ao andamento da competição.
Será realizada uma partida a cada 3 dias. Ou seja:
Dia 01: Liberado emparceiramento e agendamento.
Dia 02: Realizar a partida.
Dia 03: Coleta dos resultados da organização.
Para esta competição não sera aberto mesas.
16.2 Sobre agendamento
O agendamento é feito no grupo geral da competição. Os jogadores vão localizar no emparceiramento a sua mesa e informar no grupo a sua disposição de horários para realizar a partida conforme previsto neste regulamento.
Para melhor organização, será disponibilizado no grupo uma tabela para que o jogador informe a sua disposição para jogar.
Art. 17º: considerações finais:
- Desistentes de qualquer serie precisarão refazer a inscrição para jogar a série de acesso na temporada seguinte.
- Ao entrar na Liga Chess você esta nos autorizando a divulgar seu contato/whatsapp para facilitar a comunicação entre os jogadores.
- O rating inicial da liga chess é 1800, e é calculado no programa swiss manager de acordo com o torneio.
- Atenção: em caso de não conseguir realizar sua partida, avise ao arbitro da mesa que irá dar o ponto para o adversário e computará derrota para você. Dessa forma você não recebera wo por parte da organização.
- Casos de correção de pontuação, independente dos motivos, segue-se o emparceiramento ja publicado e a pontuação será corrigida assim que possível.
- Jogador com o 3° cartão amarelo por mal comportamento serão excluídos do rol de jogadores da liga chess – art. 14º.d).
- Punição para atitude antidesportiva:
- Cartão amarelo será aplicado em caso de punição por atitude antidesportiva ou mal comportamento com base no código de ética.
- O jogador poderá ser expulso da temporada e fica proibido de participar das competições organizadas por essa diretoria independente do numero de cartões amarelos.
- Cartões:
- Cartão amarelo: punição leve – causar brigas e desavenças com outros jogadores que participam da liga chess ou com um de seus organizadores.
- Cartão vermelho: punição pesada – se você é um dos fundadores do sistema de audiência judicial, o mesmo será expulso da liga.
Todo o jogador que não comprovar a sua força ou se recusar a fazer a sua defesa será removido da Liga Chess e ficará suspenso por período de 2 temporadas.
Casos que o regulamento não contempla será solucionado pela organização.
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