O Conselho da FIDE aprovou uma resolução que permite que controles de tempo mais curtos sejam considerados para classificações padrão e normas de títulos a partir de 2026.
Essa decisão segue uma fase piloto realizada no final de 2025, incluindo o torneio do Campeonato Mundial por Equipes Femininas em Linares. Com base no feedback de participantes, organizadores, parceiros e consultas com Grandes Mestres de alto nível, a FIDE decidiu ajustar as regulamentações para atender às necessidades em evolução da comunidade de xadrez.
O novo padrão
Com efeito imediato para o calendário de 2026, torneios com controle de tempo de 45 minutos mais 30 segundos de incremento (45+30) ou mais (60+30), poderão agora ser classificados como xadrez padrão.
Essa alteração não se aplicará automaticamente a todos os eventos. Ela se aplicará estritamente a torneios principais ou tradicionais, aprovados pela Comissão de Qualificação da FIDE (QC).
Modernizando o circuito
Ajustes visam reduzir barreiras logísticas para organizadores e jogadores. Ao permitir um controle de 45+30, torneios abertos de alto nível poderão ser concluídos em cinco a seis dias, em vez dos tradicionais nove ou dez. Esse formato reduz os custos financeiros para jogadores e organizadores, custos de acomodação e compromissos de tempo, tornando o xadrez profissional mais acessível a um público mais amplo de jogadores e patrocinadores.
“Estamos adaptando o ritmo do esporte moderno, enquanto preservamos a qualidade e a essência do jogo”, disse o presidente da FIDE, Arkady Dvorkovich.
“Esse formato permite eventos de xadrez mais dinâmicos sem comprometer a qualidade do jogo e a profundidade das partidas”, acrescentou.
Protegendo a integridade dos títulos
Para garantir que o valor dos títulos da FIDE permaneça consistente, salvaguardas rigorosas foram estabelecidas:
- Processo de verificação: A Comissão de Qualificação (QC) avaliará os pedidos enviados para qualification@fide.com por organizadores de torneios caso a caso, avaliando a força do campo, a história do evento e o apoio de federações nacionais ou continentais.
- Limitações de normas: Embora jogadores, árbitros e organizadores possam ganhar normas nesses eventos, no máximo uma norma desse tipo poderá contar para qualquer título (como Grande Mestre ou Mestre Internacional).
- Limites de agenda: Para evitar fadiga e manter a qualidade do jogo, os torneios aprovados poderão ter no máximo duas rodadas por dia.
O Conselho da FIDE observa que isso é uma continuação do projeto piloto. A QC monitorará a implementação e o volume de pedidos ao longo de 2026, com a opção de ajustar os critérios com base em resultados reais.
O texto completo da Resolução do Conselho da FIDE está disponível [AQUI].
