Campeãs de Xadrez na Europa 2025 são Coroadas em Mônaco

Entre 8 e 12 de janeiro, Mônaco recebeu o Campeonato Europeu de Xadrez Rápido e Blitz Feminino 2025, que contou com a participação de jogadoras de 30 federações europeias.

Além do Tabuleiro

O torneio registrou um marco histórico com a participação de 143 jogadoras na competição de Rápido e 120 na categoria de Blitz. O evento começou com o Campeonato Europeu de Blitz, realizado em 9 de janeiro. A grande vencedora foi a GM Bella Khotenashvili (GEO), que enfrentou a IM Eline Roebers (NED) em uma final emocionante. Apesar de Khotenashvili ter começado a última rodada com uma vantagem de um ponto, Roebers conseguiu a vitória, totalizando 10 pontos em 13 possíveis e garantindo a medalha de ouro devido ao critério de desempate.

Quatro jogadoras empataram na terceira posição, cada uma com 9,5 pontos: IM Oliwia Kiolbasa (POL), IM Yuliia Osmak (UKR), GM Nino Batsiashvili (GEO) e WGM Alicja Sliwicka (POL). Com os melhores critérios de desempate, Kiolbasa conquistou a medalha de bronze.

Uma situação semelhante ocorreu no Campeonato Europeu de Rápido, realizado de 10 a 11 de janeiro. GM Alexandra Kosteniuk (SUI) começou a última rodada com uma vantagem de um ponto sobre GM Nino Batsiashvili (GEO). No confronto direto, Batsiashvili, jogando com as peças brancas, venceu Kosteniuk e assegurou o título com 9 de 11 pontos no total.

Kosteniuk ficou com a segunda posição, enquanto seis jogadoras empataram na disputa pela medalha de bronze, cada uma com 8 pontos: IM Sofio Gvetadze (GEO), IM Mai Narva (EST), IM Eline Roebers (NED), IM Ekaterina Atalik (TUR), FM Anastasia Avramidou (GRE) e IM Irina Bulmaga (ROU). Gvetadze, com os melhores critérios de desempate, subiu ao pódio.

A cerimônia de encerramento ocorreu na noite de ontem, com a presença de várias personalidades, incluindo o presidente da ECU, Sr. Zurab Azmaiparashvili, e outros dirigentes do xadrez europeu. Durante o evento, foram feitos discursos de congratulação às vencedoras e a entrega de prêmios especiais, como os melhores jogadores veteranos e os melhores das diversas categorias de classificação.

Os resultados finais podem ser consultados aqui.

Fotos por Patricia Claros Aguilar














Fonte: European Chess Union

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima