No dia 7 de janeiro, a FIDE e a Freestyle Chess anunciaram oficialmente o Campeonato Mundial de Xadrez Freestyle da FIDE, que ocorrerá em Weissenhaus, Alemanha, entre 13 e 15 de fevereiro. Para completar a lista de participantes, a Chess.com realizará um torneio classificatório Play-In para determinar o último jogador que competirá no evento.
O qualificador Play-In será realizado nos dias 14 e 15 de janeiro, começando às 10:00 AM ET / 16:00 CET, e dará acesso ao Campeonato Mundial de Xadrez Freestyle da FIDE, que possui uma premiação total de $300.000.
O evento está aberto a todos os jogadores titulados verificados que ainda não se qualificaram para o Campeonato. Todos os participantes da fase suíça deverão utilizar Proctor.
O Play-In seguirá um formato de qualificação familiar, começando com um torneio suíço de nove rodadas com controle de tempo de 10+2. Os quatro melhores jogadores avançarão para a fase eliminatória.
A fase eliminatória será uma competição de eliminação única, com cada partida consistindo em duas partidas jogadas com controle de tempo de 15+3. Em caso de empate, os jogadores disputam duas partidas de 5+2, seguidas, se necessário, por um Armageddon de lance com um tempo base de cinco minutos, onde o vencedor do lance recebe as peças pretas.
O vencedor do Play-In garantirá a última vaga no primeiro Campeonato Mundial de Xadrez Freestyle da FIDE, juntando-se aos sete jogadores que já se qualificaram através do 2025 Freestyle Chess Grand Slam Tour ou foram selecionados como wildcards pela Freestyle Chess:
- GM Magnus Carlsen
- GM Levon Aronian
- GM Fabiano Caruana
- GM Vincent Keymer
- GM Arjun Erigaisi
- GM Javokhir Sindarov
- GM Hans Niemann
O Play-In conta com um prêmio total de $5.000, sendo $1.000 para o primeiro lugar, $700 para o segundo e $550 para os que terminarem em terceiro e quarto lugar.

