Novidades no Circuito FIDE 2026-2027

A FIDE aprovou um novo formato para o Circuito FIDE, implementando uma série de atualizações regulatórias e estruturais que se aplicarão às temporadas de 2026 e 2027. As novas regras definem ainda mais o Circuito como um sistema unificado de torneios individuais de xadrez de alto nível em todo o mundo e fortalecem seu papel como um caminho de qualificação baseado no desempenho, com maior ênfase na consistência, força dos oponentes e participação no nível mais alto.

As novas normas foram aprovadas pelo Conselho da FIDE em 26 de dezembro de 2025 e entrarão em vigor em 1 de janeiro de 2026.

Resumo das principais mudanças:

  • Introdução de um ciclo de Circuito de dois anos cobrindo as temporadas de 2026 e 2027
  • Expansão do número de resultados contados para a pontuação final
  • Introdução de uma subclassificação separada do Circuito FIDE Open
  • Cálculo atualizado da força do torneio
  • Ampliação da elegibilidade para torneios de rápido e blitz
  • Inclusão do Total Chess World Championship Tour
  • Ajuste na pontuação bônus para a Partida do Campeonato Mundial

Pela primeira vez, o Circuito FIDE funcionará em um ciclo de dois anos. Em vez de um ranking anual, os resultados das temporadas de 2026 e 2027 serão combinados em um único ranking do Circuito. A pontuação final de um jogador será calculada como a soma das doze maiores pontuações obtidas em eventos ao longo do período de dois anos, ou todas as pontuações de eventos se forem menos de doze disponíveis.

Juntamente com essa expansão, novas regras de equilíbrio foram introduzidas para garantir que a pontuação final de um jogador reflita um portfólio de torneios amplo e competitivo. Quando uma pontuação final inclui onze ou doze resultados de eventos, no máximo quatro torneios de rápido ou blitz podem ser contados. Além disso, não mais do que sete eventos, no caso de onze resultados, ou oito eventos, no caso de doze resultados, podem vir de torneios com menos de 50 participantes. Quando uma pontuação final é baseada em dez ou menos eventos, esses limites são reduzidos de acordo. Essas medidas reforçam o xadrez clássico como o núcleo do Circuito, permitindo que eventos rápidos e blitz contribuam de uma maneira limitada e claramente definida.

Para ser elegível para se qualificar para o Torneio de Candidatos da FIDE 2028 via Circuito, a pontuação final de um jogador deve incluir pelo menos oito torneios elegíveis, dos quais pelo menos cinco devem ser eventos de controle de tempo padrão. Dependendo do número total de torneios contados, um número mínimo desses torneios padrão deve também ter a participação de 50 jogadores ou mais. Pontuações de eventos de zero pontos podem ser incluídas para atender aos requisitos de participação.

Uma nova subclassificação Open Circuit foi introduzida como parte da estrutura geral. Essa classificação incluirá apenas torneios com mais de 50 participantes e destina-se a destacar desempenhos em grandes eventos abertos. Os melhores jogadores nesta subclassificação ganharão oportunidades de qualificação para competições selecionadas da FIDE, como o Total Chess Tour, fortalecendo ainda mais a ligação entre torneios abertos e o caminho de elite.

Outra atualização significativa diz respeito aos cálculos da força dos torneios. A classificação média usada para determinar a força de um torneio agora será baseada nos doze melhores jogadores, ao invés de oito como nos ciclos anteriores. Esse ajuste proporciona um reflexo mais preciso do nível competitivo dos eventos de elite e alinha a pontuação mais de perto com a verdadeira força do campo.

A elegibilidade para torneios de rápido e blitz também foi ampliada. O limite mínimo de classificação média exigido para que tais eventos sejam incluídos no Circuito foi reduzido de 2700 para 2650. Eventos elegíveis de rápido e blitz permanecem sujeitos a uma ponderação reduzida através de multiplicadores estabelecidos.

O Total Chess World Championship Tour 2026-2027 foi formalmente incluído no Circuito FIDE. Os resultados desses eventos contarão para as pontuações do Circuito, com coeficientes específicos aplicados, e são tratados como torneios padrão para fins de requisitos de participação.

Ajustes também foram feitos na pontuação bônus relacionada à Partida do Campeonato Mundial, onde o vice-campeão da partida receberá menos pontos com uma diminuição do coeficiente para 1.5 em comparação com o Circuito 2025, garantindo um melhor equilíbrio entre os resultados das partidas e o desempenho nos torneios ao longo do Circuito como um todo.

“É extremamente importante para a FIDE oferecer oportunidades competitivas iguais a grandes mestres de todos os níveis e aumentar o papel do mérito esportivo na seleção. O novo Circuito FIDE Open permite que todos os grandes mestres concorram por vagas diretas nos torneios mais prestigiados da FIDE. Assim, os 3 melhores jogadores na classificação do Circuito FIDE Open de 2026, a partir de 1 de setembro de 2026, se qualificam para o evento piloto Total Chess de 2026. Além disso, os 2 melhores jogadores a partir de 1 de janeiro de 2027, também se qualificarão para a 1ª etapa do evento de 2027,” disse o presidente da FIDE Arkady Dvorkovich.

As novas regulamentações esclarecem ainda mais os critérios de elegibilidade para torneios, incluindo números mínimos de jogadores e rodadas, limites de classificação, requisitos de representação de federações, a aplicação obrigatória dos procedimentos de Fair Play da FIDE e obrigações de notificação antecipada para organizadores. O Conselho da FIDE mantém a autoridade sobre as regulamentações, com quaisquer circunstâncias imprevistas ou formatos não cobertos sendo referidos ao presidente da FIDE para uma decisão final.

Os rankings oficiais do Circuito FIDE serão publicados e atualizados semanalmente ao longo do ciclo 2026-2027. 

As regulamentações estão disponíveis no Manual da FIDE: handbook.fide.com/files/handbook/Regulations_for_FIDE_Circuit_2026.pdf

Página do Circuito FIDE 2026-2027: fide.com/fide-circuit-2026-2027/ 


Fonte: International Chess Federation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima