3º Torneio Feminino da Ligachess: Regulamento

1 – Acusação de Engine

Atitudes suspeitas de Engine

1.1 – As acusações de uso de programas, devem ser feitas diretamente aos administradores no privado, e em sigilo, e somente após que a comissão analisar  conforme procedimento descrito no item 1.10, os jogos em questão, é que será divulgado o resultado em privado.

1.2 – Caso a reclamação seja improcedente, apenas será informado ao reclamante.

1.3 – Caso a acusação seja julgada procedente, será o acusado informado em privado, e será solicitado ao acusado a exercer seu direito de defesa.

1.4 – Somente quando o acusado for afastado, os administradores darão publicidade ao fato, concedendo os pontos ganho pelo usuário de soft aos seus adversários que por ventura tenham sido derrotados.

1.5 –  O resultado, da analise sairá de 48 a 96 horas.

1.6 – Todo jogador esta sujeito a analise de suas partidas.

1.6.1 – Denuncias de partidas amistosas também serão analisadas pela comissão anti-engine.

1.7 – Informações como rating FIDE, rating de Clube de Xadrez, participações em torneio presenciais fazem parte da defesa do jogador.

1.8 – Ao analisar um partida os dois jogadores estarão em analise.

1.8.1 – Caso o denunciante seja considerado suspeito de engine, será solicitado ao jogador que prove sua força no tabuleiro junto com a acusado.

1.8.2 – Caso um ou ambos dos jogadores não consigam provar sua força no tabuleiro mediante informações coletadas no item 1.7 , este será excluído do roll de jogadores da Liga Chess conforme item 1.9.

1.9 – Caso um ou ambos os jogadores não consigam provar sua força no tabuleiro, ambos serão excluídos do rol de jogadores da LIGA CHESS pelo período de 2 temporadas completas.

1.10 – Conheça as  fases de analises.

1.11 – 1° Fase

Após receber a PGN a comissão tem o prazo de 48 horas para deliberar sobre a analise da PGN.

1.12 – 2° Fase ( Defesa do Acusado )

Se a comissão determinar que o jogador é acusado, ele será convocado a fazer um match com tempo variado.

Nessa etapa ele precisara gravar o ambiente onde seja possível visualizar a tela do celular ou pc e verificar se não há ninguém auxiliando ou se não há nenhum auxilio de programa do pc ou celular.

1.13 – Suporte de defesa

Nessa fase o jogador precisará levantar as informações do item 1.7 e realizar o match do item 1.12, sendo necessário para comprovar a veracidade da partida:

– gravação em 3ª pessoa com som ambiente, onde seja possível verificar a tela do pc e/ou do celular juntamente com o ambiente onde esta sendo realizado a partida;

2 – Cronograma das rodadas

2.1- 3º Torneio Feminino da Liga Chess

Sistema de jogo: Suíço

Número de rodadas: 8

Duração: 8 semanas

Tempo de Reflexão: 15’ + 10”

2.2 – Sistema de Pontuação: Vitória = 1; Empate = 0,5; Derrota = 0

3 –  Código de Ética

INTRODUÇÃO

A Liga Chess é uma competição online de xadrez sem fins lucrativos. Visando a boa convivência entre os demais membros, (jogadores, gestor, administradores), foi elaborado o presente Código de Ética, o qual será aplicado em sua totalidade quando se fizer necessário.

O Gestor, administradores e auxiliares são pessoas voluntárias que doam seu tempo e intelecto para o desenvolvimento do melhor jogo de tabuleiro na versão online.

Para a manutenção do ambiente saudável, segue abaixo os Artigos que visam garantir de forma justa sem cunho pessoal o mínimo possível da civilização moderna, a saber O RESPEITO MÚTUO.

DAS PROIBIÇÕES

ARTIGO 1º – Uso de palavras e gestos de baixo calão.

Uma palavra de baixo calão, popularmente conhecida como palavrão, é um vocábulo que pertence à categoria de gíria e, dentro desta, apresenta chulo, impróprio, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral sob o ponto de vista de algumas religiões ou estilos de vida.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – E para garantir o bom andamento da Liga Chess em suas diversas séries, fica expressamente PROIBIDO o uso de quaisquer palavras de baixo calão ou quaisquer palavras que tenha a intenção de ofender a moral ou qualquer tipo de discriminação do enxadrista.

PARÁGRAFO SEGUNDO Também será proibido discussões, sobre orientação sexual, política partidária ou insinuação de caráter racistas.

 DAS PUNIÇÕES

ARTIGO 2º Como elemento de punição a Administração da Liga adotara os seguintes critérios:

I – Advertência;

II – Exclusão e;

III -Banimento.

ARTIGO 3º – Punição para Uso de palavras de baixo calão

I – Qualquer pessoa que for flagrada ou denunciada com provas praticando as proibições acima descritas será penalizada as seguinte forma:

II – Primeira incidência – Advertência será aplicado na primeira punição.

III – Reincidência – A Exclusão será aplicada se o enxadrista acumular 3 incidências durante a temporada, sendo que a terceira culminara com sua Exclusão.

IV – Quando ao Banimento, ocorrerá nos casos de comprovação de uso de programas para auxiliar nos jogos oficiais, ou em outras ocorrência que a administração julgar gravíssima

DURAÇÃO DAS PENALIDADES

ARTIGO 4º – As penalidades Advertência e Exclusão, terão a validade da temporada em andamento, ou seja, no término da temporada os jogadores punidos estão aptos a disputar a para a temporada seguinte.

PARAGRAFO PRIMEIRO – As advertências recebidas no período de intervalo entre uma temporada e outra serão acumuladas com as recebidas durante a temporada seguinte e serão zerados somente do término da próxima temporada.

PARAGRAFO SEGUNDO – As incidências resultarão em exclusão do enxadrista da temporada.

PARAGRAFO TERCEIRO – A comissão de ética irá avaliar o período em que o jogador permanecerá excluído, o que de pronto será tornado público.

DO BANIMENTO

ARTIGO 5º – O BANIMENTO será aplicado apenas nos casos extremos, onde não restar dúvidas sobre a conduta ilegal do enxadrista, após lhe ser concedido seu direito de defesa. Não vale apenas a negativa do cometimento da ação ilegal por parte do acusado, como elemento de inocência.

DISPOSIÇÃO FINAIS

ARTIGO 6º – Ao aceitar ser membro da Liga Chess, o enxadrista compulsoriamente aceitará os termos acima.

Artigo 7º – Esse Código de Ética também se aplicará a todos os que fazem parte da Liga, independente da função voluntária que ocupa

4 – Acesso pela Copa Chess

4.1 – Semi-finalista vão para serie B – 2 vagas se os jogadores não forem da serie A ou B

4.2 – Finalista vão para a Serie A – 2 Vagas se os jogadores não forem da serie A

4.3 – A melhor jogadora feminina, a partir da fase quarta de final garante vaga da serie A.

As vagas adquiridas pelas Copa Chess subtraem as vagas de acesso nas series

5 – Agendamento

5.1 – Agendamento da Partida: Todas as rodadas terão inicio na segunda-feira de cada semana. Tendo os adversários a obrigação de fazer o agendamento das suas partidas ate as 23h59 da quinta-feira de cada semana.

5.2 – ATENÇÃO: Caso a mesa não seja aberta na segunda-feira, os jogadores tem a obrigação de procurar seus adversário no site www.ligachess.com.br, favor solicitar o contato do seu adversário ao ADM da serie ou ao Gestor caso não tenha o contato do seu adversário na rodada.

5.3 – Condição 01: Se após o horário das 23h59 da quinta-feira ninguém se manifestar na mesa ( grupo ) ambos os jogadores receberam WO.

5.4 – Condição 02: Uma vez agendado a partida. Chegado o dia e a hora marcada, quem não aparecer sem se justificar antecipadamente receberá WO

5.5 – Favor atentar a hora exata do agendamento. Caso alguém faça o agendamento usando o termo a partir de 18h00, por exemplo ou entre 18h00 e 19h00 será valido como agendamento a hora menor que nesse exemplo é as 18h00.

5.6 – Condição 03: Uma vez agendado a partida. E não sendo possível a sua realização. E os jogadores não entrarem em comum acordo para nova data e hora. O arbitro da partida irá se valer da Condição 02 para validar o resultado da mesa.

5.7 – Condição 04: Uma vez agendado a partida e havendo aviso antecipado. E não sendo possível a sua realização. Os jogadores entram em acordo com nova data e hora para realização da partida. Porem,caso essa segunda partida não se realize devido a ausência de um dos jogadores ( justificadas ou não) o arbitro da mesa tem a prerrogativa de validar o ponto para quem estiver presente no reagendamento. Lembrando que o jogador não é obrigado a aceitar o reagendamento da partidas mas dentro do possível buscamos que as partidas sejam realizadas.

6 – Validação das partidas

6.1 – Ao término de cada partida jogada, um dos jogadores deverá informar o resultado enviando o pgn no grupo de pgns ( sera formado um grupo somente para PGN é expressamente proibido conversar no grupo de PGN para conversar use o grupo geral ou o grupo da sua serie ou marque um churrasco rs) e no grupo (mesa)da partida.

6.2 – Caso haja queda da conexão, e o tempo do jogador se exaurir, a partida terminará com a vitória do adversário que permaneceu conectado,

6.3 Onde Jogar?

O aplicativo padrão da LIGA CHESS é o Planeta do Xadrez ( com versão para celular android e PC)

Caso os jogadores entrem em acordo, as partidas poderão ser realizadas no App Lichess e/ou Chess.com.

6.3.1 – Porem, não havendo acordo o uso do Planeta do xadrez é OBRIGATÓRIO.

7 – Desclassificação

7.1 – Quem tomar o 3° w.o será desclassificado e rebaixado para serie D na próxima temporada, sendo necessário nova inscrição.

7.2 – Desistentes de qualquer serie precisarão refazer a inscrição para jogar a serie D na temporada seguinte.

7.3 – ATENÇÃO: Em caso de não conseguir realizar sua partida, avise ao arbitro da mesa que irá dar o ponto para o adversário e computará derrota para você.  Dessa forma você não recebera WO por parte da organização.

7.4 Jogador com 3° cartão amarelo por mal comportamento serão excluídos do roll de jogadores da Liga Chess ( item 9.1)

8 – Critérios de desempate

8.1 – Critérios de desempate: Bulchholz, Bulchholz medianos, Berger, Progressivo e Número de vitórias

8.2 – Se na última rodada o empate persistir, uma partida com tempo de 5+0 deverá ser executada para definição das posições. E em caso de empate das partida, uma nova partida deve ser executada até que seja declarado um vencedor.

9 – Punição para Atitude Antidesportiva

9.1 – CARTÃO AMARELO será aplicado em de punição por atitude antidesportiva ou mal comportamento com base no código de ética (item 3.1 ).

9.2 – Acumulado 3 cartões amarelos o jogador é expulso da temporada e fica proibido de participar das competições organizadas por essa diretoria pelo período de 01 temporada.

9.3 – Cartões

9.3.1 – Cartão Amarelo: Punição Leve

Causar brigas e desavenças com outros jogadores que participem da liga chess ou com um de seus organizadores.

9.3.2 – Cartão Vermelho: Punição Pesada.

Se a agressão contra outro jogador ou organizador for considerada grave pela comissão julgadora, o mesmo será expulso da liga.

Se o jogador for pego usando enginer na partida, o jogador será expulso da liga. (1.9)

10 – Punição para W.O.

W.O. será aplicado um cartão amarelo e o jogador perde a partida, ficando com a vitória o adversário.

Com o acumulo de 3 cartões amarelos ocasionados por atitude antidesportiva o jogador será desclassificado sem poder jogar competições oficiais do grupo por 2 meses.